Um Profissional de Sucesso em 03 Passos

Imagine que você esteja perdido em uma floresta. Você nunca esteve ali antes e por mais que tenha ouvido falar sobre aquele lugar, ele ainda é desconhecido. É nítido que ali existem muitos perigos e não seria exagero nenhum considerar a possibilidade de acidentes ou ataques fatais. Logo, o seu objetivo é sair daquele lugar e chegar à cidade.

Inesperadamente você encontra um rádio cuja bateria está quase no fim. Você chama e alguém milagrosamente responde do outro lado, na iminência de ficar sem bateria você pede para que aquela pessoa do outro lado te dê as principais dicas para sobreviver naquele ambiente e chegar até a cidade o mais rápido possível e em segurança. Em uma situação como essa você espera que a pessoa consiga te dizer o que é realmente indispensável para alcançar o seu objetivo, você espera ouvir quais são as principais atitudes que você precisará para ter sucesso naquela empreitada.

Pois bem, agora imagine que essa floresta é o mercado de trabalho e a cidade é o cargo que você deseja alcançar, aquele seu objetivo profissional mais alto, o mais desafiador.  Imagine você tenha a oportunidade de pedir 03 conselhos para garantir que o seu objetivo seja alcançado, aquelas 03 coisas que não podem faltar de jeito nenhum e que fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Na situação onde está perdido na floresta, as 03 principais dicas que poderiam garantir a sua sobrevivência seriam:

1 – Trace seu destino e mantenha-se na direção dele: nesse caso seria a cidade

2 – Tenha uma boa estratégia para alcançá-lo: detalhes como caminhar de dia e se abrigar de noite, manter-se hidratado, evitar dormir próximo de riachos, pois animais selvagens se aproximam da água a noite, etc.

3 – Caminhe na direção dele com cuidado: é ter cautela com onde pisa mas ainda assim não desistir de caminhar, não se deixar abater pelo medo dos riscos eminentes à sua volta, pois sem caminhar você jamais chegará a cidade e mais cedo ou mais tarde estará condenado à morte naquele lugar

Incrivelmente para se sobressair no mercado de trabalho você deverá seguir a mesma lógica de quem está perdido em uma floresta e os 03 conselhos são exatamente os mesmos:

1 – Tenha um destino (objetivo) e mantenha-se na direção dele: nesse caso é o cargo que você deseja alcançar. Muitas pessoas desejam alcançar altos cargos dentro das empresas mas, ou estão estagnados em suas posições ou estão se dedicando ao trabalho de maneira desfocada, se matando de trabalhar sem se preocupar se o resultado desse trabalho está realmente os impulsionando na direção desejada.

2 – Tenha uma boa estratégia para alcançá-lo: é necessário traçar um plano, uma rota, na qual você enxerga claramente quais são os passos que precisa dar para que o objetivo seja alcançado. É se preocupar com os detalhes que fazem toda a diferença como as tarefas na quais você decide gastar sua energia, sua postura diante de colegas, chefes, clientes e liderados, cursos e investimentos no seu desenvolvimento técnico, pessoal e profissional, networking, etc.

3 – Caminhe na direção do seu objetivo com cuidado: Tenha zelo pelas suas atitudes, mas não faça desse zelo motivo para ter medo de tentar, medo de errar, medo de fracassar. O mais importante de tudo no fim das contas são os passos dados, pois são fundamentais para garantir que você chegue no destino traçado. Quem vive de planejamento não sai do lugar, quem vive com os objetivos e ideias apenas na cabeça jamais os alcança.

Deseja crescer profissionalmente? Tenha Objetivo, Estratégia e Coragem para Agir, , do contrário seu desejo de crescimento não passará de uma amarga ilusão, uma fonte de frustração.