Saiba porque você precisa de uma estratégia profissional

Depois de 2 anos ensinando lições todos os dias, um mestre designou que seus dois aprendizes deveriam viajar pelo mundo e retornar 5 anos depois para compartilhar toda a experiência que por certo iriam adquirir nesse processo.

O primeiro aprendiz era o mais eficiente, aprendia primeiro e quase sem nenhuma dificuldade todas a lições, tinha sede de crescimento e desejava alcançar imenso sucesso na vida, queria se tornar alguém conhecido e conquistar todos os objetivos financeiros que a vida pudesse lhe oferecer, por isso se dedicava em seguir à risca absolutamente tudo o que o mestre dizia e passava a vida imerso no processo de aprendizagem e trabalho.

O segundo era mais lento em tudo o que aprendia, embora se esforçasse muito e nunca desistisse, o processo de aprendizado parecia demasiado pesado para ele, também sonhava em se tornar alguém de sucesso e tinha grandes objetivos financeiros, contudo, tinha momentos de grandes discussões com o mestre por não concordar com tudo o que ele dizia e embora seguisse as lições que lhe eram ensinadas, estava sempre buscando o melhor jeito de fazer segundo as suas próprias vontades.

Os dois arrumaram uma mochila com roupas e tomaram rumos diferentes em suas viagens, o primeiro não queria levar consigo o segundo porque acreditava que ele o iria atrasar, pois era muito lento, ele também suspeitava que ele faria tudo errado na viagem, já que discordava do mestre em vários pontos.

5 anos depois os dois retornaram finalmente.

O primeiro havia viajado pelo mundo e se dedicado a conhecer a maior quantidade de lugares possíveis, foram 50 países, mais de 500 cidades e muitíssimas histórias para contar, sem dúvida que aquela experiência o havia enriquecido e o amadurecido de uma forma que ele jamais poderia ter imaginado.

O segundo havia passado o primeiro ano apenas planejando para onde iria viajar, considerou em primeiro lugar que o desejo do seu coração era ser um surfista de muito sucesso, por isso decidiu que pelo menos 90% dos lugares que conheceria, estariam localizados no litoral, depois teve um segundo critério de escolha, ele queria conhecer os lugares onde se encontravam os melhores professores de surf do mundo, em terceiro lugar ele considerou que também deveria conhecer os mares mais perigosos para surfar, assim poderia adquirir a experiência que poucos surfistas teriam a oportunidade e se destacar entre os melhores, em quarto lugar decidiu fotografar e filmar todas as suas aventuras, assim poderia usar aquele material em um documentário e se tornar conhecido como desejava.

Quando contaram tudo o que haviam feito, ouviram as seguintes palavras do mestre: Ambos tiveram a mesma ordem, ambos tiveram os mesmos recursos financeiros para fazer a viagem, o mesmo tempo e foram treinados por mim, o mesmo mestre. Hoje, ao retornar, um de vocês retorna como um ótimo aluno, o outro retorna como o homem que sonhava se tornar quando partiu.

O primeiro entendeu a mensagem e finalmente compreendeu que todas aquelas discussões que o outro tinha com o mestre, não era sobre não aceitar o aprendizado que lhe estava sendo oferecido, mas era sobre adequar esse aprendizado de modo a fazer com que ele lhe levasse até o seu sonho, compreendeu ainda que havia tido a chance de viajar o mundo e não havia em nenhum momento planejado usar isso para se tornar o repórter de sucesso que desejava ser, pois estava cego, se detinha apenas em seguir a risca as ordens do mestre, sem conciliar isso com o sonho que carregava dentro de si. Percebeu finalmente que o aprendizado daquele tempo todo não havia sido em vão, embora constatasse que por falha própria perdera pelo menos 7 anos de sua vida, mergulhado no processo de aprendizado sem usar tudo aquilo para se tornar o homem que sonhava ser.

Desse mesmo modo milhões de profissionais passam anos de suas vidas mergulhados no trabalho buscando seguir à risca as ordens de seus chefes e procurando ser o melhor funcionário possível, esquecendo-se que no fim das contas é fundamental fazer com que tudo isso seja a ponte para se tornar o profissional de sucesso que desejam ser. Se matam de trabalhar e depois de anos se dão conta de que não estão se movendo na direção dos seus sonhos, enxergam que faltou planejamento, faltou uma estratégia para que cada emprego, cada curso, cada escolha tivesse como resultado final a realização daquele grande sonho.

Por isso é fundamental ter uma estratégia na carreira, saber onde traçará o seu caminho profissional, quais os critérios para fazer suas escolhas nesse caminho, quais as possíveis mudanças necessárias durante o trajeto, quais as bagagens e experiências que você precisa acumular e quais você precisa descartar para chegar até onde deseja.

Para saber se você está minimamente embasado em uma estratégia profissional na sua carreira, responda as seguintes perguntas (você deve gastar menos de 10 segundos para responder cada uma):

1 – Quem você deseja ser profissionalmente daqui à cinco anos?

2 – Quais são as 3 principais ações que você ainda deve realizar para chegar até lá?

3 – O que você está fazendo nesse momento que está te levando até lá?

Se você demorou muito para ter essas respostas, ou se nem conseguiu responder, então vale muito a pena se preocupar um pouco com a sua estratégia profissional, parar para refletir, considerar seu objetivo de vida e finalmente construir seu mapa para chegar até ele.

Por Dalila Ribeiro



conter12