5 razões para você exigir feedback do seu líder

Quando um navio se aventura mar adentro ele tem sempre um rádio para fazer contato com terra e pedir as orientações necessárias ou até mesmo pedir ajuda na iminência de uma tempestade ou avarias a bordo. Quando um avião está no ar os pilotos precisam sempre estar em contato com os controladores de voo que dão coordenadas ajustando a rota e evitando colisões. Os caças da aeronáutica também recebem informações sobre as coordenadas do alvo e a estratégia de ataque.

A vida profissional segue essa mesma lógica, se você quer manter-se em uma rota segura, fazer as manobras mais acertadas, ter sempre as orientações referente ao alvo (objetivos e metas) e ainda saber quais são as orientações da “base” para a sua posição atual ou até mesmo quais são as condições “climáticas” do momento, você precisa de feedback.

Infelizmente nem todos os líderes estão preparados para isso e acabam por deixar a desejar na hora de marcar presença para o tão importante feedback, o resultado é desastroso, um líder que não orienta a sua equipe e deixa bem claro o que espera e o que precisa de cada um deles, acaba por desnortear a execução dos trabalhos que deveriam ocorrer de modo coordenado, geralmente os membros da equipe começam a trabalhar por objetivos diferentes e dia após dia começam os conflitos, pois cada um puxa os recursos para um lado diferente.

Por outro lado, entre muitos outros, o feedback tem benefícios como:

1 – Manter o seu foco nos mesmos resultados que a sua liderança e a sua empresa precisam e esperam de você;

2 – Ajustar o seu desempenho, possibilitando saber se está correspondendo às expectativas dentro ou acima da média;

3 – Conhecer quais são as perspectivas a curto e longo prazo dentro da empresa;

4 – Saber qual é a melhor estratégia para se destacar no momento, buscando compreender qual é o resultado que pode fazer toda a diferença para a empresa no panorama atual;

5 – Saber como o seu líder enxerga você e o que ele identifica que precisa ser melhorado, seja na sua qualificação técnica, estratégica, imagem e/ou desenvolvimento pessoal;

Mas o que você enquanto liderado deve fazer quando o seu líder é ruim para comparecer na hora do feedback?

EXIGIR

Não deve fazer isso de forma agressiva, rude ou desesperada. Deixe bem claro para ele que você sabe o que está fazendo e sabe a importância disso para a sua carreira e para o bom desenvolvimento da equipe como um todo.

Não dê a entender que você está ensinando a ele como fazer o trabalho dele (porque as vezes dá vontade, não é?). Trabalhe a situação de uma forma amistosa, mas persistente, não abra mão de insistir dia após dia para que ele desempenhe o papel de bússola que representa pelo menos 80% da função de um bom líder.

 

Por Dalila Ribeiro

 


conter12