10 Lições de Steve Jobs para você alcançar sucesso

01 – Aprenda a antecipar o futuro:

Você não precisa de bola de cristal nem de nada do gênero para estar atento às tendências dos acontecimentos futuros, essa é uma característica que permite você antecipar suas ações e agir estrategicamente de modo a ficar sempre um passo à frente. Observe o comportamento das pessoas e os acontecimentos, é importante estar sempre sintonizado com o que está ocorrendo à sua volta. Essa não é uma habilidade importante apenas para empresários, um bom funcionário também age de maneira estratégica com vistas para um futuro sempre mais produtivo e rentável.

02 – Concentre-se no que é positivo:

Segundo os estudos voltados para a compreensão do cérebro, nós temos tendência a agir conforme aquilo que estamos focando, isso rege boa parte do nosso comportamento e das nossas ações. Portanto se você é alguém que foca sempre no lado negativo das coisas, é muito grande a chance de estar sempre apegado a isso e consequentemente se tornar desmotivado e desacreditar da possibilidade de que as coisas podem dar certo. Isso faz de você um funcionário que não vê muito sentido em arriscar coisas novas e fazer um trabalho sempre melhor, pois geralmente você não acredita que conseguirá bons resultados.

03 – Se falhar, siga adiante:

A única coisa que se deve levar de um erro é o aprendizado. Haverá sim, inúmeras falhas pelo seu caminho, não tenha dúvidas quanto a isso. Mas nada justifica desistir, nem mesmo se apegar a amargura de um erro, são sentimentos que apenas servem para atrasar a sua jornada e tornar seus dias mais difíceis pois nenhum resultado positivo pode sair disso. Aprenda com o seu erro e siga em frente, pois a única forma de se redimir é aprendendo com ele e agindo diferente no futuro, ficar preso no que já passou não resolve sua vida nem faz você ter sucesso.

04 – Viaje pelo mundo:

Você nunca será a mesma pessoa ao retornar de uma viagem. Viajar significa conhecer coisas, pessoas, lugares e culturas diferentes, é saber que a diferença está pelo mundo e quanto mais nós conseguirmos conviver com ela, mais leve ficam nossos dias. As experiências de uma viagem são inesquecíveis e nos tornam pessoas mais abertas, mais propensas a saber lidar com as adversidades.

05 – Encontre o sócio adequado:

Se você pretende crescer junto com alguém que não compartilha dos mesmos valores e ambições que você, com certeza você está investindo em um grande problema para o seu futuro. Um sócio deve ser alguém que compreende exatamente o que você deseja e que partilhe isso com a mesma intensidade, deve ser acima de tudo honesto e igualmente dedicado à missão. No ambiente de trabalho, para você que não é o dono da empresa, seus sócios são aqueles colegas de trabalho com quem você pode contar para compartilhar conhecimento, ajuda e que juntos vocês conseguem multiplicar, gerando resultados extraordinários. Pessoas “ilhadas” no ambiente de trabalho perdem valiosas oportunidades de multiplicar conhecimentos e habilidades.

06 – Assuma os riscos:

Não existe nada na vida que não traga um risco embutido, por menor que seja, ele sempre estará lá. Viver tentando fugir de todo e qualquer risco é se privar de realizar seus desejos para escapar de algo inevitável. Trabalhe para mitigar riscos, mas você só conseguirá sucesso quando aprender a assumir os riscos embutidos nas suas metas e objetivos.

07 – Esteja rodeado de pessoas geniais:

Busque ambientes onde você possa discutir suas ideias, projetos, anseios e onde tenha pessoas que possam agregar conhecimento e experiência para isso. Já ouviu dizer que você é a média das cinco pessoas que você mais convive? Pois é, não existe pesquisa que comprove isso à risca, mas que faz todo sentido faz, justamente porque as pessoas com quem você mais convive é que determinam sobre o que você vai falar e se preocupar a maior parte do tempo, logo, se isso é algo que acrescenta conhecimento e experiência para seu objetivo de vida, com certeza você estará um passo mais perto do seu sonho todos os dias.

08 – Não se esqueça que você vai morrer um dia:

Viver com equilíbrio é essencial, se você passar a vida toda protelando a convivência com as pessoas que você ama, o cuidado com a sua saúde, a dedicação para com seus relacionamentos conjugal e familiar e o lazer, corre o risco de chegar aos 60 ou 70 anos e perceber que perdeu a chance de ser feliz por boa parte da vida. Sucesso financeiro é importante, mas ele por si só, não proporcionará o sucesso pleno, você precisa de muito mais do que dinheiro e uma carreira de sucesso profissional para se considerar alguém plenamente realizado na vida!

09 – Aprenda com os outros:

Ignorância não é quando você não sabe alguma coisa, mas quando você se recusa a aprender. Por mais que as vezes você tenha absoluta certeza de que você é quem está fazendo as coisas do jeito certo, não tenha resistência em ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, você pode se surpreender com o quanto é possível aprender com isso. Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda, muitas vezes a sua pergunta idiota que todos riram, é a mesma dúvida que todos tinham, mas não tiveram coragem de perguntar. Ter medo ou vergonha de aprender com os outros é privar-se da fonte mais rica de conhecimento que existe.

10 – Obstáculos são oportunidades disfarçadas:

Os obstáculos sempre surgirão pelo caminho, mas você tem o poder de escolher vê-los como muros de impedimento ou a chance de aprender a escalar.